As estratégias de venda e ação comercial, quando postas em prática, devem trazer resultados satisfatórios e oportunidades. Confira alguns erros comuns na hora de planejar sua ação promocional.
As ações promocionais são tão, ou até mais importantes quanto o próprio produto. Elas exigem planejamentos e execuções detalhadas para que possam trazer bons resultados.
Para que os resultados sejam reais, é fundamental ter ações promocionais ou estratégias de vendas bem estruturadas, assertivas e inteligentes, de forma que tudo fique mais fácil para que os processos de venda tenham sucesso.
Os 8 erros mais comuns nas ações promocionais e estratégia comercial
Se uma estratégia é posta em prática e não oferece resultados satisfatórios, é necessário perceber erros em alguma etapa do processo e a falta de um planejamento minucioso. Erros assim são comuns.
Descubra alguns deles abaixo para evitar cometê-los.
- Não se atentar à prospecção
Não se atentar à prospecção é um dos principais erros no processo de venda. A geração de leads de baixa qualidade e fora do perfil de cliente causa perda de tempo aos vendedores e resultados quase nulos de rendimento.
- Desconhecer quem irá decidir pela compra
Nem sempre quem se interessa pelo produto, pode decidir comprá-lo. Por isso, é necessário fazer um mapeamento para cada empresa sobre quem efetivamente decidirá e realizará as compras. Acertando a pessoa a quem se deve convencer, damos rapidez ao processo e usamos a estratégia de forma inteligente.
- Não compreender o mercado da oferta
É importante reconhecer o mercado alvo que se deve prospectar: quais os segmentos de mercado necessitam do seu produto, quais empresas deve buscar e qual a métrica de porte delas (número de funcionários, filiais, computadores e faturamento). Ou seja, quais as características dos seus potenciais clientes?
- Falha da equipe de atendimento
Uma promoção incrível, bem planejada e comunicativa visualmente exige uma equipe de atendimento preparada para fascinar o cliente. Lembre-se que ele está à procura de uma experiência única de compra.
- Tentar vender no momento errado
Estar atento ao timing do lead e do seu cliente é agir no momento mais oportuno. Se o cliente tem urgência, a solução deve ser apresentada rapidamente. Se o cliente demostra interesse, é o momento de efetuar um contato e começar a se aproximar. Da mesma maneira, o ritmo de negociação é variável. Esteja sempre articulado e conduza bem as conversas.
- Não focar no cliente
Toda ação promocional é focada no consumidor final, ou seja, no cliente. Conhecer as suas necessidades e dores, entender suas preferências e perfil é o ponto alto da negociação, uma vez que o cliente está interessado na resolução de seus problemas. Foque nele, e não em um discurso extenso sobre a empresa e o produto. Seja moderado.
- Não definir metas
Estabeleça uma meta clara para a sua promoção. Sem metas, as expectativas da equipe tendem a ser baixas e serem tomadas por diversas indecisões.
- Falta de divulgação
As grandes campanhas são divulgadas em diversas mídias simultaneamente, chegando a mais pessoas e interessando o público alvo. Não divulgar e errar nas chamadas é um erro que deve ser evitado. Utilize de todos os recursos (mídias sociais, banners, rádios, panfletos, displays e outros) para comunicar suas inovações.
Como a Neoband pode te ajudar nas ações promocionais?
Depois de resolver os problemas citados acima, é hora de colocar sua estratégia de ação comercial em prática.
A Neoband atua no mercado de comunicação visual com diversas soluções, que podem promover, chamar a atenção e destacar o seu produto. Essa identidade visual desenvolvida por nós marca a memória afetiva do cliente, que foi exposto a representação de qualidade, curiosidade, confiança e credibilidade do seu negócio.
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