Entenda a importância de comunicar corretamente durante os períodos que se destacam ao longo do ano.
Sempre que uma data importante, como a Páscoa, Natal ou Dia das Mães se aproxima, é comum vermos uma transformação em todo o comércio.
Ruas ganham decorações temáticas e lojas exibem em suas vitrines produtos relacionados com as datas, independentemente do seu nicho de atuação: podem ser roupas, produtos de beleza ou até mesmo itens para o lar.
Dessa forma podem surgir algumas dúvidas como: qual a importância de aproveitar as sazonalidades para impulsionar as vendas? E como não ser “só mais um” em um ambiente no qual todos estão fazendo as mesmas coisas?
O que são datas sazonais?
É fácil perceber que o nosso calendário pode ser dividido em diferentes marcos ou datas, chamadas de sazonalidades.
São datas importantes e marcantes para toda a população, seja de forma regional ou global como, por exemplo o Natal, Dia das Crianças ou a Páscoa.
Tais datas são importantíssimas para o comércio, pois criam uma necessidade de compra e venda de produtos nos consumidores, muitas vezes impulsionados por adquirirem presentes para si mesmo ou para pessoas queridas.
Nestes períodos é comum ver uma transformação completa do comércio, seja no centro comercial da cidade, em supermercados ou em grandes shoppings, uma vez que todos os lojistas querem aproveitar o boom da data para alavancar suas vendas.
Mas como se destacar em um período em que todos estão fazendo a mesma coisa?
Inovação e personalidade em comunicação visual
Apesar de parecer um clichê do segmento, a inovação é a melhor forma de se destacar da concorrência em períodos festivos.
É preciso estar de olho nas tendências do mercado, se antecipando às novidades e levando-as ao público antes de todos.
Um exemplo disso está na impressão em tecido, ou Soft Signage, um novo método de impressão, voltado para um mercado premium, e que gera um diferencial único nos itens de comunicação visual e personalização de PDV, por meio de cores mais atrativas, imagens em maior definição e gerando também um apelo ao marketing verde e sustentável, devido à economia de água, eletricidade e redução de solventes nas tintas.
É preciso também estar atendo aos períodos de sazonalidades, uma vez que decorar e personalizar seu ponto de venda antes da concorrência é fundamental para se destacar, mas sem perder o timing e começar muito cedo. Outra estratégia pode ser estender um pouco a ação de marketing, criando promoções para queimar o estoque após a data comemorativa, mas, mais uma vez, se lembrando não estender muito os prazos e perder a atratividade da ação.
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