A Neoband alcançou um marco significativo em seu compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Nas últimas semanas, a empresa renovou a certificação FAMA (Facility and Merchandise Authorization), que permite a produção de materiais licenciados pelas marcas Disney, como Disney, Pixar, Marvel, Fox e Star Wars, além de ter passado por uma nova auditoria da certificação FSC (Forest Stewardship Council®️), que reforça o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Em uma entrevista exclusiva com Cristiane Sobral, consultora da Juntos Negócios, empresa dedicada a consultorias, auditorias e treinamentos em diversas frentes empresariais, conversamos um pouco mais sobre os benefícios dos dois marcos para a empresa e a importância institucional da ação para o mercado de comunicação visual.
Elevando a qualidade e reputação
A certificação FAMA (Facility and Merchandise Authorization) é uma importante homologação para um setor como o da Neoband. Sobral enfatizou que o FAMA garante que os processos de fabricação da Neoband atendem aos mais rigorosos critérios de qualidade, posturas profissionais e conformidade legal e normativa, elevando significativamente a qualidade dos produtos oferecidos.
“A certificação FAMA demonstra que a Neoband atende aos mais criteriosos padrões de responsabilidade social, laboral, gestão ambiental, saúde e segurança dos trabalhadores e posturas éticas de negócio, colocando a Neoband em um patamar diferenciado de responsabilidade corporativa e sustentabilidade do negócio”, afirmou Sobral.
Compromisso com a sustentabilidade
O FSC é reconhecido mundialmente como a solução de gestão florestal sustentável mais confiável. Para manter essa certificação, a Neoband segue critérios rigorosos que garantem a rastreabilidade da matéria-prima desde a compra até a entrega do produto, cumprindo requisitos de saúde, segurança do trabalho, e liderança ética.
Com o FSC, a Neoband se destaca como uma das poucas empresas especializada em comunicação visual que possui a certificação. “Ela traz benefícios como o acesso a mercados que exigem garantias socioambientais, melhoria da imagem corporativa, atendimento a políticas de responsabilidades sociais e conformidade com políticas de compras”, explicou.
Desafios e preparação para as certificações
Durante o processo de conquista das certificações FAMA e FSC, a Neoband enfrentou desafios significativos, principalmente relacionados à mudança de cultura organizacional.
“Quando você mexe com processos e pessoas, naturalmente se depara com desafios pertinentes a essas mudanças. Mas, com muito treinamento, programas de conscientização e envolvimento da equipe, a nova cultura vai se instalando e permeando naturalmente toda a atmosfera da companhia”, comentou Sobral.
Para obter e manter essas certificações, a Neoband deve continuar desenvolvendo competências, promovendo campanhas de conscientização e treinamentos, e assegurando a infraestrutura adequada. “O desafio só começou. Agora é que o jogo começa. Manter processos bem definidos, estabelecidos e implementados será essencial”, finaliza.
Processo de auditoria FSC
O processo de auditoria para a obtenção do selo FSC-Cadeia de Custódia é complexo e abrangente, envolvendo o atendimento a diversas normas, como a Norma 40.004 (Cadeia de Custódia) e a Norma 50.001 (Rotulagem e Uso de Logotipos FSC). A auditoria anual assegura que todos os requisitos normativos estão sendo mantidos, garantindo que a Neoband continue a cumprir seus compromissos com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Com essas certificações, a Neoband se posiciona como uma líder no mercado, comprometida com a excelência na qualidade dos produtos e a sustentabilidade ambiental. A conquista das certificações FAMA e FSC não só eleva a reputação da empresa, mas também reforça seu compromisso com os clientes e a sociedade.
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