Investir em ações de marketing é uma atitude que deve levar em conta diversos fatores da estratégia de vendas de uma marca, dentre as quais está a forma como o PDV se comunica visualmente com o público.
Existem inúmeras maneiras de divulgar uma marca ou produto, as quais podem variar desde ações off-line como a panfletagem ou a utilização de outdoors, até anúncios pagos que veiculam por toda a internet atingindo um público de interesse previamente especificado.
Em meio a essas estratégias, existe um item imprescindível que merece total atenção: o ponto de venda, ou PDV, afinal ele é o ponto de contato entre o público com a sua marca e muitas vezes é um item decisivo para adquirir, ou não, determinado produto.
O que é o Ponto de Venda?
O Ponto de Venda, ou PDV, pode ser definido como o local (ou o meio) pelo qual determinada marca entra em contato com o seu público.
Na prática, isso quer dizer que o termo se refere a diversos locais onde o consumidor pode ter acesso aos produtos de uma marca, como a vitrine de uma loja ou os estandes de um supermercado, por exemplo, os quais são decisivos no momento de o cliente decidir por adquirir um determinado produto.
Para entender a importância do PDV na jornada de compra do consumidor, é preciso ter em mente que, todos os dias e a todo momento, estamos expostos a diversos anúncios de diferentes marcas e produtos, e que a decisão sobre qual desses produtos adquirir estará ligada a diversos fatores como o quanto eles são capazes de prender nossa atenção.
A qualidade transmitida pela propaganda, a sensação de desejo criada, ou até mesmo a organização do local no qual está exposto – imagine você entrar em um supermercado onde todas as gôndolas estão bagunçadas, ou um hortifruti no qual todos os vegetais pareçam velhos, por exemplo.
Dificilmente você irá desejar consumir algum item daquele local.
Como criar um PDV atrativo para o meu consumidor?
Criar um ponto de venda atrativo, que seja capaz de converter pessoas interessadas em clientes engajados, exige uma comunicação visual assertiva, capaz de despertar e prender a atenção de quem o observá-lo, gerando a curiosidade de conhecer mais sobre os produtos e assim decidir por levá-los para casa.
Tal comunicação visual pode ser estabelecida a partir de diversos aspectos como, por exemplo, uma boa organização do estande ou da gôndola na qual os produtos estão expostos, pois esse é um dos primeiros aspectos que temos a tendência de observar nos locais pelos quais passamos, e um ambiente desorganizado tende a nos repelir ao invés de atrair.
Algumas técnicas também podem ser utilizadas na construção no PDV, a fim de melhorar a forma como ele se comunica com o público. Uma iluminação que valorize as embalagens ou uma organização que se utilize do contraste de cores, são bons exemplos capazes de fazer os produtos saltarem aos olhos do consumidor.
Invista em materiais de qualidade para o seu PDV
Se existe um fator comum no momento de adquirir qualquer produto, é o de que a qualidade é decisiva.
Dessa forma, é preciso transmitir a mensagem de que o seu produto conta com altíssima qualidade não apenas na embalagem ou em suas características, mas também na forma como ele é vendido – lembra do exemplo do hortifruti? Mesmo o morango mais doce da feira, não será consumido se toda a barraca apresentar frutas de aspecto ruim.
Assim, é fundamental investir em itens como displays, expositores ou backdrops, que valorizem ainda mais a qualidade do seu produto.
E nesse aspecto você pode contar com a Neoband!
Acesse, conheça nossas soluções e conquiste mais clientes com um PDV atrativo e que conversa com o público!