PARA IDEIAS DE
TODOS OS TAMANHOS

blog

Como a comunicação visual impacta nas vendas em supermercados?

Entenda como a comunicação visual pode ser uma forte aliada para destacar sua marca em um local tão competitivo quanto um supermercado.

Quando vamos aos supermercados, nos deparamos com inúmeros produtos de diferentes marcas, cada um com características e benefícios próprios, de modo que podemos até mesmo ficar um pouco confusos na hora de decidir por qual item adquirir.

É comum também escolher um produto por características que, não necessariamente, estão ligadas aos seus benefícios ou qualidades como, por exemplo, uma embalagem bonita e que se sobressai em relação às demais.

É justamente esse o papel da comunicação visual dentro dos mercados: gerar vendas de forma indireta. Entenda mais sobre o assunto no material que preparamos a seguir.

Experiência de compra do consumidor

Uma das coisas mais importantes em qualquer comércio, sobretudo em supermercados, independentemente de seu porte, é a experiência ou jornada de compra que um cliente terá dentro do estabelecimento.

A experiência está ligada a diversos fatores, que vão desde a necessidade que se tem pelo produto, até questões sensoriais como cores, aparência do local ou até mesmo o cheiro – quem nunca sentiu vontade de comprar um pão fresquinho ao sentir o cheiro de pão recém assado logo pela manhã?

A comunicação visual está direta ou indiretamente ligada a todos esses fatores, pois diz respeito a inúmeros fatores como design, cores, formatos e itens de propaganda que existem dentro do ponto de venda.

Uma comunicação visual assertiva é capaz de destacar determinados produtos, mesmo em meio a concorrentes que, eventualmente, sejam considerados melhores que eles, direcionando os clientes para ofertas específicas e impulsionando vendas.

Combine itens para agregar em vendas no seu supermercado

Além de enaltecer as maiores qualidades de um produto, a comunicação visual também é importante para alavancar as vendas de forma indireta.

É comum vermos em diferentes mercados as chamadas Clip Strips, pequenas tiras verticais que contém produtos afixados em uma gôndola. Esse item de comunicação é capaz de colocar um produto perto de outro relacionado a ele – por exemplo, um salgadinho nas gôndolas de refrigerantes.

Tal artimanha leva o consumidor a, indiretamente, agregar mais um item à sua compra, pois percebe que aquela escolha inicial (o refrigerante) que ele já havia feito, se relaciona muito bem com outro produto (o salgadinho).

Isso pode ser feito com inúmeros itens, favorecendo até mesmo um aumento do ticket médio das compras. Além disso, um design assertivo pode deixar a gôndola muito mais bonita e arrojada, trazendo para o cliente uma imagem de organização e profissionalismo sobre o supermercado, criando conexão, identificação e até mesmo uma preferência por determinado estabelecimento.

A Neoband conta com mais de 40 anos desenvolvendo soluções em comunicação visual para os mais diversos segmentos, entre eles supermercados.

Contamos com itens como wobblers, cubos, clip strip fita cross, totens e itens personalizáveis para PDV, entre outros que podem agregar fortemente nas suas vendas.

Acesse, conheça nossas soluções e fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Siga a Neoband nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn

destaques